Dúvidas Frequentes - Processo de Correção

Neste espaço, você encontrará as versões atualizadas dos documentos de apoio ao uso do Aplicativo Corrige e demais dúvidas gerais referentes ao processo de correção da Prova Paraná.

Como corrigir os cartões-respostas da Prova Paraná?

As correções dos cartões-respostas da Prova Paraná podem ser realizadas por meio do aplicativo “Corrige”, ou por meio da digitalização, utilizando uma impressora multifuncional, scanner ou qualquer dispositivo de digitalização. Os cartões-respostas também poderão ser lançados manualmente na página web do sistema da Prova Paraná.

 

Como baixar o Aplicativo Corrige?

O aplicativo “Corrige” está disponível na loja da Google Play, no linkCorrige - Apps no Google Play” somente para dispositivos Android com versão mínima 7.0 de 2016, conhecida como "Nougat".

Como realizar o login no Aplicativo Corrige?

O login no Aplicativo “Corrige” é realizado por meio da Central de Segurança, mesmo sistema de autenticação do LRCO. Caso o município não utilize o LRCO, será necessário o cadastro na Central de Segurança.

Para qual e-mail serão enviados os cartões-respostas digitalizados?

Os cartões-respostas digitalizados deverão ser enviados para o e-mail provaparana@educacao.pr.gov.br, conforme manual de orientações para envio do cartão-resposta pela impressora.

Qual o prazo para consulta dos cartões-respostas corrigidos no Sistema do Prova Paraná?

Existem duas situações em relação aos prazos para consulta dos cartões-respostas:

  • Cartões-respostas enviados pelo aplicativo: os dados estarão disponíveis em tempo real no sistema da Prova Paraná.
  • Cartões-respostas enviados por e-mail: o prazo para disponibilização dos dados no sistema é de até 24 horas.

Qual a data limite para correção de todos os cartões-respostas?

Os cartões-respostas podem ser corrigidos logo após a aplicação das provas, mesmo que apenas uma parte dos alunos tenham realizado a avaliação em razão do rodízio.

Importante! O prazo limite para correção dos cartões-respostas, na rede estadual, é até dia 27 de setembro de 2021.

Quem pode corrigir os cartões-respostas da Prova Paraná?

Nas escolas da rede estadual, a correção pode ser realizada pelos diretores, diretores auxiliares, secretários, pedagogos, professores e funcionários com suprimento na escola de acordo com o  RHSEED.

Nas escolas municipais, a correção poderá ser realizada pelos diretores, diretores auxiliares, secretários, pedagogos, professores e funcionários cadastrados no SERE/CENSO.

O que fazer em caso de correção errada em cascata?

Nos casos em que for realizada a leitura do cartão-resposta trocada, será necessário fazer novamente a leitura para enviar o cartão-resposta correto do aluno. Um mesmo cartão-resposta poderá ser corrigido diversas vezes, valendo a última leitura enviada.

Qual a resolução mínima para realizar a digitalização?

A resolução utilizada na digitalização é padrão de 300 dpi.

Onde serão consultados os resultados da Prova Paraná?

As correções e, posteriormente, os resultados de forma segmentada, por NRE, Escola e Turmas, poderão ser consultados em painel de Power B.I. a ser disponibilizado.

Posso enviar o e-mail com os cartões-respostas de uma parte dos alunos da turma?

Sim. A recomendação é enviar um e-mail por turma com os cartões-respostas da prova de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática e Ciências da Natureza, História e Geografia. No entanto, é possível o envio de um ou mais cartões-respostas em cada e-mail.

Como faço para obter ajuda para corrigir as provas da minha escola?

Se você não encontrou respostas na FAQ, por favor entre em contato com o Núcleo Regional para orientações.