Dúvidas Frequentes - Processo de Correção

Neste espaço, você encontrará as versões atualizadas dos documentos de apoio ao uso do Aplicativo Corrige e demais dúvidas gerais referentes ao processo de correção da Prova Paraná.

01. Como corrigir os cartões-respostas da Prova Paraná?

As correções dos cartões-respostas da Prova Paraná podem ser realizadas por meio do aplicativo “Corrige”, ou através do lançamento manual dos cartões-respostas na página web do sistema da Prova Paraná.

02. Como baixar o Aplicativo Corrige?

O aplicativo “Corrige” está disponível na loja da Google Play, no linkCorrige - Apps no Google Play” somente para dispositivos Android com versão mínima 10.0 de 2019.

03. Como realizar o login no Aplicativo Corrige?

O login no Aplicativo “Corrige” é realizado por meio da Central de Segurança, mesmo sistema de autenticação do LRCO. Caso o município não utilize o LRCO, será necessário o cadastro na Central de Segurança.

04. Qual o prazo para consulta dos cartões-respostas corrigidos no Sistema do Prova Paraná?

Existem duas situações em relação aos prazos para consulta dos cartões-respostas:

  • Cartões-respostas enviados pelo aplicativo/site: os dados estarão disponíveis em tempo real no sistema da Prova Paraná.

05. Qual a data limite para correção de todos os cartões-respostas?

Os cartões-respostas podem ser corrigidos logo após a aplicação das provas, mesmo que apenas uma parte dos alunos tenham realizado a avaliação em razão do rodízio.

Importante! O prazo limite para correção dos cartões-respostas, na rede estadual, é até 14 dias, após as datas de aplicação das provas.

06. Quem pode corrigir os cartões-respostas da Prova Paraná?

Nas escolas da rede estadual, a correção pode ser realizada pelos diretores, diretores auxiliares, secretários, pedagogos, professores e funcionários com suprimento na escola de acordo com o  RHSEED.

Nas escolas municipais, a correção poderá ser realizada pelos diretores, diretores auxiliares, secretários, pedagogos, professores e funcionários cadastrados no SERE/CENSO.

07. O que fazer em caso de correção errada em cascata?

Nos casos em que for realizada a leitura do cartão-resposta trocada, será necessário fazer novamente a leitura para enviar o cartão-resposta correto do aluno. Um mesmo cartão-resposta poderá ser corrigido diversas vezes, valendo a última leitura enviada.

08. Onde serão consultados os resultados da Prova Paraná?

As correções e, posteriormente, os resultados de forma segmentada, por NRE, Escola e Turmas, poderão ser consultados em painel de Power B.I. a ser disponibilizado.

09. Como faço para obter ajuda para corrigir as provas da minha escola?

Se você não encontrou respostas na FAQ, por favor entre em contato com o Núcleo Regional para orientações.