Dúvidas Frequentes - Aplicação da Prova - Redes Municipais

Neste espaço, você encontrará as dúvidas gerais referentes à aplicação da Prova Paraná, redes municipais.

O que é a Prova Paraná?

É uma avaliação externa, diagnóstica, que tem por objetivo identificar as dificuldades apresentadas pelos estudantes e apontar as habilidades já apropriadas nos processos de ensino e aprendizagem.

Quem participa deste processo avaliativo?

Todos os estudantes matriculados na rede pública estadual e municipal do 5º ao 9º ano do ensino Fundamental.

Importante! Para os estudantes da rede municipal, a participação se efetiva por meio de adesão da Secretaria Municipal de Educação.

Para que servem os resultados da Prova Paraná?

Os resultados dessa avaliação possibilitarão a elaboração de estratégias para melhorar o processo de aprendizagem, desde as práticas em sala de aula até o planejamento por parte dos gestores das escolas e das Secretarias de Educação.

Os resultados da Prova Paraná serão usados para classificar a escola em algum ranqueamento estadual ou federal?

Não. Os resultados da Prova Paraná não serão utilizados para nenhuma classificação ou ranqueamento.

É indicado realizar a Prova Paraná neste momento?

Sim. Devido a pandemia, no ano de 2020 até este momento, e o afastamento dos estudantes das salas de aulas, há a necessidade de conhecer o nível de aprendizagem dos nossos estudantes, pois os resultados poderão contribuir para o planejamento escolar do próximo ano letivo.

Qual a forma de realização da avaliação?

A Prova Paraná somente será realizada na forma impressa, preferencialmente o estudante deverá fazer a avaliação na instituição de ensino.

Em tempos de pandemia da Covid-19, como exceção, após a aplicação da Prova Paraná aos estudantes que estão no ensino híbrido ou presencial, a avaliação poderá ser retirada pelo responsável do estudante, que está no ensino remoto, e devolvida nos prazos estabelecidos, de forma a garantir a todos a participação no processo.

Quais são os componentes curriculares avaliados?

Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História, Geografia e nas Áreas de Conhecimento de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Como está organizada a Prova Paraná para os estudantes das redes municipais de ensino?

Esta primeira edição de 2021 está organizada em 2 cadernos. No caderno 1, serão avaliados os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e no caderno 2, os componentes curriculares de Ciências da Natureza, História e Geografia. A escola organizará esta aplicação sendo que o estudante fará a avaliação de cada caderno em dias diferenciados.

Caderno 1Número de itens
5º ano6º ano7º ano8º ano9º ano
Língua Portuguesa2226262626
Matemática2226262626
Língua Inglesa08888
Total de itens4460606060

 

Caderno 2Número de itens
5º ano6º ano7º ano8º ano9º ano
Ciências1113131313
História1113131313
Geografia1113131313
Ciências da Natureza00000
Ciências Humanas00000
Total de itens3339393939

 

Caso a matriz de referência não contemple o componente curricular avaliado, como proceder?

Para essa situação, o estudante não responderá aos itens.

Exemplo: No caso de cursos que não ofertam a Língua Inglesa, o estudante não necessita realizar a prova desse  componente curricular.

A quem cabe organizar e realizar a aplicação da prova paraná 1ª edição?

Esta organização ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e da própria escola, dentro do período determinado, de 4 a 8 de outubro e de 11 a 15 de outubro de 2021

O estudante deverá realizar a avaliação contida no caderno 1 e caderno 2 no mesmo dia?

Não. A escola deve organizar esta aplicação, sendo que o estudante fará a avaliação de cada caderno em dias diferenciados.

Qual o período de aplicação da 1ª edição da prova paraná 2021 para os estudantes das redes municipais de ensino?

A aplicação ocorrerá no período de 4 a 8 de outubro e de 11 a 15 de outubro de 2021. Casos excepcionais, que extrapolem as datas de aplicação deverão ser encaminhadas para análise.

Qual o tempo de duração da aplicação da Prova Paraná?

O estudante terá o tempo de 02 horas e 30 minutos para responder cada caderno da Prova Paraná.

Qual o critério do tempo determinado para o estudante responder a cada caderno da Prova Paraná?

O tempo de 02 horas e 30 minutos também é o mesmo destinado para as avaliações do Saeb. Desta forma nossos estudantes já terão contato com uma organização semelhante ao Saeb.

Qual o procedimento caso o estudante falte no dia da aplicação da prova?

A escola poderá proporcionar outra data para que o estudante possa realizar a avaliação, visto que a Prova Paraná trata-se de um diagnóstico da aprendizagem, de forma a garantir a todos a participação no processo.

O estudante que está somente no ensino remoto poderá participar da Prova Paraná 1ª edição?

Sim. Em tempos de pandemia da Covid-19, como exceção, após a aplicação da Prova Paraná aos estudantes que estão no ensino híbrido ou presencial, a avaliação poderá ser retirada pelo responsável do estudante, que está no ensino remoto, e devolvida nos prazos estabelecidos, de forma a garantir a todos a participação no processo.

Qual o procedimento caso ocorram eventualidades no período determinado para a aplicação da prova paraná 1ª edição?

A Secretaria Municipal de Educação e a escola devem se reorganizar para a aplicação da prova Paraná, atendendo ainda, o período de 4 a 8 de outubro e de 11 a 15 de outubro de 2021. Casos excepcionais, que extrapolem as datas de aplicação, deverão ser encaminhados para análise.

Como se efetiva a correção da Prova Paraná?

Por meio de aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte que estará disponível para celulares com sistema operacional Android.

Qual o prazo para a correção da Prova Paraná?

A correção deve ser iniciada imediatamente após o término da aplicação pelos responsáveis designados pela Direção e Secretarias Municipais, com o prazo de acesso ao aplicativo até o dia até dia 22 de outubro de 2021 para a conclusão deste processo.

Qual data teremos acesso às provas comentadas?

A partir de 18 de outubro.

Como ocorrerá a devolutiva dos resultados?

Por meio da plataforma Power B.I., com resultados por níveis de agregações de acertos e erros, por estudante, por turma, por instituição de ensino, por município e a nível da rede como um todo.

Também poderá ser analisado o percentual de participação nas etapas avaliadas.

Como ter acesso aos tutoriais/manuais da Prova Paraná 1ª Edição?

No sitehttps://www.provaparana.pr.gov.br/ você terá acesso as demais informações sobre a Prova Paraná.

No Linkhttps://www.provaparana.pr.gov.br/tutoriais, você terá acesso aos manuais para a correção do cartão de respostas da Prova Paraná.