Apresentação
A Prova Paraná integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e tem como objetivo diagnosticar as aprendizagens dos estudantes matriculados nas instituições de ensino das redes públicas (estadual e municipais) dos municípios que realizaram a adesão. Os resultados obtidos subsidiam professores, equipes gestoras, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e as Secretarias Municipais de Educação na definição de ações e estratégias que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem à luz dos direitos de aprendizagem previstos nos documentos curriculares orientadores.
A Prova Paraná é aplicada trimestralmente nas seguintes turmas e séries:
- 2.º e 5.º anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais;
- 6.º a 9.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais;
- 1.ª a 3.ª/4.ª série do Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio.
Os descritores que constituem as Matrizes de Referência de cada ano/série detalham as habilidades consideradas essenciais para o desenvolvimento dos estudantes ao longo das etapas de escolarização e utilizam como referência o Currículo da Rede Estadual e o Referencial Curricular do Paraná.
Destaca-se que a Seed oferece um aplicativo de celular para correção da Prova Paraná, que gera relatórios detalhados dos resultados e serve como fonte de pesquisa e meio para aperfeiçoamento da prática pedagógica nos mais diversos contextos educacionais do estado.
HISTÓRICO
Em 2019, foram realizadas três edições da Prova Paraná, avaliando os conhecimentos referentes aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
Em 2020, houve uma ampliação no escopo do teste, passando a integrar, a partir da 1ª Edição, Língua Inglesa; e, a partir da 2ª Edição, Ciências, História, Geografia, para o Ensino Fundamental, e História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Química, Física e Biologia, para o Ensino Médio. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, a 2ª edição de 2020 foi adiada e aplicada em 2021.
Em 2021, após o retorno gradual das aulas presenciais, a Prova Paraná foi aplicada em setembro, em dois dias: no primeiro, os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio realizaram as avaliações de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa; e, no segundo dia, dos demais componentes curriculares avaliados em cada etapa.
Em 2022, a Seed aprimorou a Prova Paraná, passando a realizá-la a cada trimestre letivo. Além disso, elaborou provas direcionadas aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto do Ensino Fundamental – Anos Finais - Fase II, para os componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Ciências da Natureza, Geografia e História, quanto do Ensino Médio, para os componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Todavia, no ano subsequente, a oferta da Prova Paraná para a EJA foi suspensa, devido às especificidades curriculares decorrentes da diversidade de oferta nessa modalidade.
Em 2023, a Prova Paraná passou a avaliar o componente de Pensamento Computacional, na 1ª série do Ensino Médio, e de Educação Financeira, em todo o Ensino Médio. Outra novidade foi a oferta da Prova Paraná Digital, a partir da 2ª Edição, para as turmas de 8º ano do Ensino Fundamental.
A partir de 2024, houve uma reformulação dos cadernos de 3ª/4ª série do Ensino Médio, em razão do Novo Ensino Médio e dos Itinerários Formativos. Assim, as avaliações dos componentes pertencentes à Formação Geral Básica (FGB), Língua Portuguesa, Matemática, Educação Financeira e Física, são ofertadas para todos os estudantes matriculados nessas turmas. Mas, as avaliações das Trilhas de Aprendizagem são ofertadas de acordo com as matrículas nos Itinerários Formativos de Matemática e Ciências da Natureza e/ou Linguagens e Ciências Humanas.


