Objetivos

Sala de Aula

A Prova Paraná é um instrumento de avaliação elaborado com o objetivo de identificar as dificuldades apresentadas, bem como, as habilidades já apropriadas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem.

Em 2019, foram realizadas três edições as quais foram avaliados os conhecimentos referentes as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2020 houve uma ampliação das disciplinas/áreas avaliadas no escopo dos testes, as quais a passam a integrar além de Língua Portuguesa e Matemática, a aplicação de provas na disciplina Língua Inglesa.

A 2ª edição de 2020, além de Língua Inglesa, seriam adicionadas à Prova Paraná, as disciplinas de Ciências, História, Geografia para o ensino fundamental e as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para o ensino médio. No entanto, devido a pandemia de COVID-19, a 2ª edição de 2020 foi adiada e aplicada em 2021.

Em 2021, após o retorno gradual das aulas, em setembro, foi aplicada a Prova Paraná em dois dias, no primeiro, avaliações para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. No segundo dia, os alunos do Ensino Fundamental realizaram provas de Ciências da Natureza, Geografia e História. E os alunos do Ensino Médio resolveram as questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

No ano de 2022, a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná tinha planos de aprimorar a Prova Paraná, com avaliações feitas a cada trimestre, e de realizar provas direcionadas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto da Fase II, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Ciências da Natureza, Geografia e História, como do Ensino Médio em Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Após alcançar a primeira posição no ranking nacional entre os estados com melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de acordo com o levantamento divulgado em 2022, o Paraná deu mais um passo importante para o aprimoramento da educação no Estado, no segundo semestre de 2023, foi aplicada a Prova Paraná Digital em 343 cidades daquele estado. Direcionada aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, a prova foi aplicada para cerca de 130 mil estudantes da rede pública estadual paranaense desta etapa da educação, em que são abordados os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas A Prova Paraná Digital teve como objetivo a preparação dos estudantes para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) Site externo, agendado para o próximo ano. Na última edição, em 2018, esse exame internacional coletou informações sobre o desempenho dos estudantes em 79 países, incluindo o Brasil.

A Prova Paraná, é, indubitavelmente, uma ferramenta para o professor, equipe gestora da escola, secretário municipal de educação e sua equipe elaborarem a partir de evidências, ações de melhoria da aprendizagem.

Destaca-se que a Seed oferece, sem ônus para as secretarias municipais que aderirem a proposta, os instrumentos de avaliação impressos para o 5º, 6º, 7º, 8º, 9º anos do Ensino Fundamental e, também um aplicativo de celular para correção dessas provas, reduzindo o trabalho manual, que irá gerar relatórios para professores, gestores, escolas e secretarias municipais.

Esse aplicativo, utilizado também nas correções das provas aplicadas aos alunos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Médio da rede estadual, gera resultados planilhados no Power BI, tornando-se uma fonte de pesquisa e um meio para aperfeiçoarmos a prática pedagógica dentro dos mais diversos contextos educacionais do nosso estado.