Objetivos

A Prova Paraná é um instrumento de avaliação elaborado com o objetivo de identificar as dificuldades apresentadas, bem como, as habilidades já apropriadas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem.

Em 2019, foram realizadas três edições as quais foram avaliados os conhecimentos referentes as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2020 houve uma ampliação das disciplinas/áreas avaliadas no escopo dos testes, as quais a passam a integrar além de Língua Portuguesa e Matemática, a aplicação de provas na disciplina Língua Inglesa.

A 2ª edição de 2020, além de Língua Inglesa, seriam adicionadas à Prova Paraná, as disciplinas de Ciências, História, Geografia para o ensino fundamental e as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para o ensino médio. No entanto, devido a pandemia de COVID-19, a 2ª edição de 2020 foi adiada e aplicada em 2021.

Em 2021, após o retorno gradual das aulas, em setembro, foi aplicada a Prova Paraná em dois dias, no primeiro, avaliações para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. No segundo dia, os alunos do Ensino Fundamental realizaram provas de Ciências da Natureza, Geografia e História. E os alunos do Ensino Médio resolveram as questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Para 2022, a Secretaria da Educação e do Esporte no quesito que tange às avaliações, pretende aprimorar cada vez mais a Prova Paraná, com avaliações feitas a cada trimestre. As datas previstas para a aplicação em 2022 são as seguintes:

  • 1ª Edição - 04 e 05 de maio.
  • 2ª Edição - 23 e 24 de agosto.
  • 3ª Edição - 22 e 23 de novembro.

Além disso, também em 2022, serão realizadas provas direcionadas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, tanto da Fase II, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Ciências da Natureza, Geografia e História como Ensino Médio em Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

A Prova Paraná, é, indubitavelmente, uma ferramenta para o professor, equipe gestora da escola, secretário municipal de educação e sua equipe elaborarem a partir de evidências, ações de melhoria da aprendizagem.

Destaca-se que a Seed oferece, sem ônus para as secretarias municipais que aderirem a proposta, os instrumentos de avaliação impressos para o 5º, 6º, 7º, 8º, 9º anos do Ensino Fundamental e também um aplicativo de celular para correção dessas provas, reduzindo o trabalho manual, que irá gerar relatórios para professores, gestores, escolas e secretarias municipais.

Esse aplicativo, utilizado também nas correções das provas aplicadas aos alunos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Médio da rede estadual, gera resultados planilhados no Power BI, tornando-se uma fonte de pesquisa e um meio para aperfeiçoarmos a prática pedagógica dentro dos mais diversos contextos educacionais do nosso estado.