Matricular-se na Educação de Jovens e Adultos - EJA

O que é

A Educação de Jovens e Adultos - EJA - é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilita sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. A EJA oferta novas turmas a cada início de semestre; a matrícula deve ser feita nos meses de janeiro e julho.

Quem pode se matricular

Os alunos que pretendem continuar seus estudos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisam ter 15 anos completos para se matricularem no ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.

Onde se matricular

A EJA é ofertada no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), nas escolas da rede estadual de ensino, nas Unidades Prisionais, nos Centros de Socioeducação e Ação Pedagógica Descentralizada (Aped).

A matrícula pode ser realizada na própria instituição a partir da apresentação dos documentos pessoais e comprovante da última escolarização.

Como se matricular

Você deve ir pessoalmente a escolas que ofertam EJA ou a Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adulto (CEEBJA).

Prazo

Vinculado ao calendário escolar.

O que diz a lei

A legislação sobre Educação de Jovens e Adultos está no site da Secretaria da Educação.