Solicitar 2ª via da Carteira de Identidade

O que é

A 2ª via do Registro Geral (RG), documento conhecido como Carteira de Identidade, deve ser solicitada por quem perdeu ou teve a via original roubada. Tem a mesma legitimidade que a 1ª, ou seja, é válida em todo o país e serve para confirmar a identidade de um cidadão nascido e registrado no Brasil, de um cidadão nascido no exterior (mas filho de brasileiros), ou de portugueses que possuam Igualdade de Direitos.

No Paraná, a carteira é emitida pelo Instituto de Identificação (IIPR), vinculado à Polícia Civil.

Como solicitar

Há duas formas de solicitar a 2ª Via da Identidade: pela internet (2ª Via Rápida) e presencialmente.

  • Ao fornecer seu RG no site do IIPR, o cidadão é informado se pode solicitar a 2ª Via Rápida, sem necessidade de reapresentar seus documentos. Neste caso, só terá que ir até o posto que escolher para retirar a nova via. Isto é possível para quem já teve seus dados digitalizados no IIPR ou no Detran. A emissão será feita com base nas informações (foto, assinatura e impressão digital) já registradas na última carteira de identidade.
  • Se o cidadão tiver que fazer a solicitação presencialmente, deverá apresentar seus documentos em um dos postos do IIPR. Em alguns municípios, o agendamento pode ser feito pelo site do Instituto de Identificação. É possível escolher a data, o horário e o posto mais convenientes. Nas cidades em que não há o agendamento pela internet, o interessado deve ir até um posto do IIPR.

Para mais informações, visite o site do IIPR.

Prazo

De 5 a 20 dias, dependendo do posto em que será realizado o atendimento.