Acionar emergência policial - 190

O que é

É o número de telefone da Polícia Militar que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O 190 está disponível de forma gratuita em todo território nacional.

No Paraná, policiais militares são treinados para fazer uma breve filtragem durante o atendimento, para avaliar as situações que precisam de pronta intervenção.

Como solicitar

Como se trata de um número para emergências policiais, é preciso saber QUANDO LIGAR para o 190:

• quando está ocorrendo ou acabou de ocorrer um crime;
  • quando a integridade física do cidadão ou o patrimônio (veículos, imóvel, objetos pessoais etc) estiver em risco;
  • no atendimento a acidentes de trânsito com pessoas feridas ou com crimes de trânsito;
  • quando houver atividade suspeita com pessoa ou veículo que aparentemente possa estar envolvido em crime;
  • em situações graves que necessitem de intervenção imediata da Polícia Militar.

Ao ligar para o 190, tenha sempre em mãos dados básicos, mas essenciais, que podem agilizar o atendimento, como o endereço completo do local da ocorrência e características das pessoas envolvidas.

A Polícia Militar esclarece também QUANDO NÃO LIGAR para o 190:

• para relatar fato que não tem urgência ou já ocorreu há muito tempo;
  • para passar trote - atitude que, além de anticidadã, é crime, porque outras pessoas deixam de ser atendidas;
  • para pedir informações diversas, como as de cunho jurídico ou endereços e telefones de outros órgãos;
  • para tratar de desacordos comerciais;
  • Ao se envolver em acidentes de trânsito sem feridos;
  • para simplesmente desabafar sobre algum assunto ou situação.

Prazo

O atendimento telefônico é imediato. A central 190 funciona 24 horas.