Campanha de vacinação contra febre aftosa

O que é

É a campanha de vacinação de bovinos e búfalos contra a febre aftosa. A doença é transmitida por vírus e é altamente contagiosa. Pode infectar bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos causando febre, aparecimento de aftas e lesões na boca, nos cascos e úbere, o que dificulta a movimentação e a alimentação, e acarreta perda de peso e queda da produção de leite.

Quais animais devem receber a vacina

Devem ser vacinados contra febre aftosa apenas bovinos e búfalos. A dose é de 2 mL para todos os animais, independentemente do peso ou do tamanho. Você deve adquirir a vacina nas casas agropecuárias, com a nota fiscal.

Na campanha de maio é obrigatória a vacinação dos bovinos e búfalos com idades até 24 meses.

Os criadores devem comprovar a vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) ou pelo site www.adapar.pr.gov.br.

Prazo

A vacinação e a comprovação devem ser feitas até o dia 31 de maio.

O que diz a lei

A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa são de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias, estando previstas em legislação estadual

A não vacinação ou não comprovação implica multa mínima de 10 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), podendo ser maior para rebanhos com mais de 10 cabeças, além de ser proibido o transporte do rebanho não vacinado para qualquer finalidade.

No site da Adapar você encontra a legislação mais requerida pelos usuários. Ao acessar o link, utilize os menus da lateral direita e os “Links para outros sites de legislação” para navegar pelas normatizações específicas da defesa agropecuária.


Forma de atendimento:

Parcialmente na Internet

Quanto custa:

Valores variáveis